segunda-feira, 16 de setembro de 2013

TEMA: DIVERSIDADE E PLURALIDADE: CONVIVENDO COM AS DIFERENÇAS

SUBTEMA: NECESSIDADES DE ADEQUAÇÃO DO ESPAÇO ESCOLAR PARA A INCLUSÃO DE ALUNOS COM NECESSIDADES ESPECIAIS

A elaboração deste relatório baseia-se em um trabalho coletivo, a partir das contribuições dos participantes, criado com o objetivo de ampliar a participação e intensificar o debate acerca do tema: Diversidade e Pluralidade: Convivendo com as diferenças.
     Projeto desenvolvido pelo EMITEC que tem como objetivo elaborar um diagnóstico sobre as condições de acessibilidade e inclusão na unidade escolar tendo como base a resolução CNE\CEB 4\2009 são considerados como recursos de acessibilidade na educação daqueles que asseguram condições de acesso ao ensino para alunos com deficiência ou mobilidade reduzida promovendo a utilização de materiais didáticos e pedagógicos, dos espaços dos mobiliários e equipamentos dos sistemas de comunicação, dos demais transportes e serviços.
     Atividade realizada pelos alunos do 3º ano vespertino do Colégio Estadual de Inhambupe na comunidade de Baixa Grande sob a orientação da mediadora Andréa Costa.
     As pessoas ainda não se adaptaram com a deficiência no nosso meio dentro de si há um ‘’eu’’, ou seja, não respeita a diferença do seu próximo. É preciso acabar com a violência, desigualdade, preconceito para que todos tenham a oportunidade de ensinar e aprender uns com os outros, é a convivência que nos traz a realidade do nosso dia-a-dia, pois nem todos tem a mesma facilidade de conviver na sociedade.Assim podemos ver o mundo de forma ética, faze-lo melhor e trazer a igualdade para todos. Uma sociedade em que a desigualdade seja apenas um dos obstáculos superados através da união e companheirismo de todos aqueles que acreditam em um mundo mais completo sem barreiras de acessibilidade e inclusão social para aqueles que precisam de motivos e estímulos para ter uma vida como todos, com transporte, educação, moradia e igualdade social.
     Os educadores tem o dever de exigir equipamentos e profissionais qualificados nas escolas para que os adolescentes tenham melhor aprendizado para garantir um futuro no meio da sociedade. É necessário obter nas escolas rampas, ônibus adaptados para receber deficientesfísicos, psicólogos pelo fato de ter pessoas com deficiência mental, professores de libras para ensinar os surdos e ouvintes construindo assim uma relação de troca e a possibilidade de interação entre todos os alunos, salas multifuncionais para acompanhamento e aprimoramento da aprendizagem, bibliotecas com ambiente adaptado e livros em braile, com um profissional capaz de compreender a necessidade de cada aluno que se fizer presente neste espaçoe assim podemos garantir a educação adequada para todos.
     Percebemos o dinamismo, adaptabilidade e a capacidade criativa do ser humano que inventa e reinventa modos e meios de agir, interagir, desempenhar funções e atuar em contextos diversos e desafiadores. 
     Procurando remover barreiras de acessibilidade, detectar os problemas e encaminhar as soluções. Exercitando a cooperação, compartilhamento de ideias e o respeito á diferença. Os relatos de experiências, os exemplos de superação de limites e de ampliação de possibilidades são reveladores de uma trajetória de obstáculos, conquistas e desafios que visam transformar a escola e construir uma sociedade para todos.

Componentes: Ana Paula, Jirlane, Laíse, Mª Dajuda, Mª de Fátima, Patrícia Barbosa, Ronaldo.

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