domingo, 16 de junho de 2013

QUADRO ANALÍTICO - CHAME GENTE


Nome da música: Chame Gente
Nome do cantor: Dodô e Osmar
Ah, imagina só
Que loucura é essa mistura
Alegria, alegria o estado que chamamos Bahia
De todos os santos, encantos e axé
Sagrado e profano, o baiano é carnaval
No corredor de história
Vitória, Lapinha, Caminho de Areia
Pelas vias, pelas veias
Escorre o sangue e o vinho
Pelo mangue Pelourinho
A pé ou de caminhão
Não pode faltar a fé
O carnaval vai passar
Na Sé ou no Campo Grande
Somos os Filhos de Ghandy
De Dodô e Osmar
Por isso chame, chame, chame, chame gente
E a gente se completa
Enchendo de alegria
A praça e o poeta
É um verdadeiro enxame, enxame, enxame de gente
E a gente se completa
Enchendo de alegria
A praça e o poeta

Ritmo: Axé

Autor: Dodô e Osmar

Baiano: Sim

Região: Salvador

Aspectos socioculturais
Na musica chame gente o autor quis relatar a alegria do carnaval sem esquecer da religião.

Vida rural

Aspectos sociais
Do surgimento dos blocos afro, como Muzenza, Ilê Ayê, Olodum e Ara Ketu, passando pelo aparecimento dos sambistas urbanos Batatinha e Riachão até desembocar na explosão do axé-music de Daniela Mercury e É o Tchan!, O pouco interesse do público baiano por letras de protesto levou a maioria dos blocos afro a abandonar o discurso social para apostar na mistura de ritmos. O Olodum, que surgiu no Largo do Pelourinho, no começo da década de 80, como um feroz crítico das desigualdades sociais e raciais da Bahia.

Componentes: Ana Paula, Jeane, Jirlane, Laíse, Maria Dajuda, Maria de Fátima, Patrícia Barbosa, Ramiro, Ronaldo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário